Campanha de prevenção ao câncer de boca oferece exames gratuitos em CG

Exames serão oferecidos à população pela manhã e à tarde, na Praça da Bandeira, que fica no Centro da cidade.

Da Codecom-CG

A Secretaria de Saúde de Campina Grande, em parceria com o Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza na quarta-feira (26) uma ação para informar a população sobre o câncer de boca e realizar exames clínicos para a detecção de possíveis lesões.

Os exames serão oferecidos à população pela manhã e à tarde, na Praça da Bandeira, que fica no Centro da cidade. A ação acontece na unidade móvel do Chegou o Doutor, com alunos e professores do curso de Odontologia.

Qualificação

Na quinta-feira (27), a partir das 14h, no auditório do curso de Fisioterapia da UEPB, no campus de Bodocongó, os dentistas da rede municipal de saúde participam de uma atualização. A primeira palestra será sobre “Tabagismo e a promoção de saúde”, com a professora Rilva Sueli, da UEPB, e na segunda palestra, o tema “Câncer bucal: diagnóstico e tratamento” será apresentado pelo odontólogo Fabrício Bitu, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A atualização será mais uma oportunidade de qualificação dos profissionais da rede municipal, o que resulta na melhoria da qualidade do atendimento da população, disse a coordenadora municipal de Saúde Bucal, Solange Medeiros.

Causas e sintomas

O câncer de boca se caracteriza por lesões, normalmente indolores, na mucosa e na parte externa dos lábios, na língua e em toda a região interna da boca.

De acordo com os especialistas, o câncer pode ocorrer quando as feridas na boca persistem por mais de 20 dias. Outros sintomas da doença são ulcerações superficiais e indolores com menos de 2 cm de diâmetro – que apresentem ou não sangramento, além de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

Quando não tratado, este tipo de câncer pode levar a dificuldades de fala, de mastigação e da deglutição, ao emagrecimento acentuado, à dor e à presença de ínguas no pescoço.

O consumo cotidiano e regular do álcool e do cigarro, a má higiene bucal, o uso de próteses dentárias mal ajustadas, as deficiências imunológicas e a exposição ao sol sem proteção são os principais fatores que levam ao câncer de boca.