Paraíba tem maior número de cidades sem abastecimento d’água

Em 2008, Brasil tinha 33 municípios sem rede de abastecimento de água, sendo 21 da região Nordeste com destaque para a Paraíba com 11 municípios.

Da Redação
Com G1
e IBGE

Uma em cada cinco casas não tem água encanada no Brasil. São 12 milhões de domicílios, de acordo com a pesquisa, feita em 2008, divulgada nesta sexta-feira (20), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Paraíba, em 11 municípios nenhuma casa tem água encanada.

Na época da pesquisa, em 33 municípios de nove estados não havia rede geral de abastecimento de água, afetando cerca de 320 mil pessoas. Essa situação, de acordo com o IBGE, vem diminuindo sistematicamente no país: em 1989, eram 180 municípios sem rede de água, e em 2000, 116.

Dos 33 municípios sem rede de água em 2008, 21 se localizavam na região Nordeste, com destaque para os estados da Paraíba (11 municípios) e Piauí (5), e 7 estavam na região Norte, com destaque para o estado de Rondônia (4 municípios).

Água nas torneiras, só com poço. Há 30 anos Marilene Costa mora em Belford Roxo, na baixada fluminense. “Eu fico com medo de as crianças beberem água e ficarem com dor de barriga. Só comprando água de garrafão para dar para elas beberem”, diz.

Quase todos os municípios brasileiros (99,4%) contam com rede de abastecimento, mas pelo menos uma em cada cinco casas não têm água encanada. Moradores de 827 municípios brasileiros ainda têm que recorrer a carros-pipa, poços, chafarizes, minas e bicas. Os números são do IBGE, que ouviu, em 2008, todas as prefeituras e empresas de saneamento básico.

Se o abastecimento de água é precário, pelo menos rede coletora de esgoto a Dona Marilene e os vizinhos do bairro já têm. A obra foi feita 8 meses atrás. Antes, o esgoto corria a céu aberto pela rua, expondo os moradores ao risco de doenças – uma realidade que mais da metade dos domicílios brasileiros enfrentam, segundo a pesquisa.