Após reclamar de voltar a ser feirante, Pretinha é nomeada por Maranhão

Um mês atrás, atleta paraibana se a Ricardo Coutinho da falta de investimento do Estado para atletas. Maranhão resolveu dar cargo de assessoria à desportista.

Clóvis Gaião
Do Jornal da Paraíba

A atleta paraibana Ednalva Laureano da Silva, conhecida como ‘Pretinha’, foi nomeada para ocupar um cargo na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer do Governo do Estado. O ato consta na edição da quarta-feira (25), do Diário Oficial do Estado que Pretinha irá ocupar o cargo em comissão (CAT-2) de assessora técnica da Gerência Ocupacional de Atividades para Portadores de Necessidades Especiais, na referida secretaria.

A Lei 9504/97, em seu artigo 73, proibe a nomeação, demissão sem justa causa qualquer servidor no período eleitoral, exceto contratação de pessoas para ocupar cargos comissionados ou função de confiança. A Resolução 23191, do Tribunal Superior Eleitoral, em seu artigo também veta a contratação e demissão de servidores em período eleitoral no serviço público.

Apesar de estar dentro da legalidade, a nomeação de Pretinha chama a atenção pelo fato de um mês atrás ela ter se queixado ao candidato ao governo Ricardo Coutinho (PSB) e ao candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), de ter voltado a ser feirante na Feira da Prata, em Campina Grande. Ela havia lamentado a falta de investimentos para continuar como atleta por parte do governo do Estado.

Ednalva Laureano é uma atleta reconhecida nacionalmente tendo conseguido a vice colocação na competição feminina da Corrida de São Silvestre e liderado por vários anos o ranking brasileiro de corrida de rua.

Ricardo critica; Leitão ironiza

O candidato ao governo pela coligação ‘Uma Nova Paraíba’, Ricardo Coutinho (PSB), declarou ontem que ficou impressionado com a providência tomada pelo candidato José Maranhão, em resposta à sua denúncia formulada sobre o corte da Bolsa Atleta da maratonista Ednalva Laureano, a “Pretinha”.

Segundo Ricardo Coutinho, ao invés do governo retomar o programa Bolsa Atleta, que valoriza os esportistas paraibanos, resolve simplesmente nomear Ednalva como se isso fosse uma política de esporte.

O secretário chefe da Casa Civil, por sua vez, ironizou as declarações do candidato da oposição.

“O governador está prestigiando na equipe uma atleta com experiência e representatividade. Tentar tirar proveito político é explorar a imagem dela em campanha ou censurar umm gesto de reconhecimento”, contra-atacou Leitão.