Agentes de controle urbano recebem novas bicicletas para trabalhar

Os novos equipamentos, disponíveis aos agentes a partir deste domingo (19), darão mais segurança e agilidade aos serviços prestados à população.

Da Redação
Com Secom-PB

A partir deste domingo (19), os agentes do controle urbano da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que trabalham na orla marítima da Capital, vão atuar com novas bicicletas. Os equipamentos darão mais segurança aos profissionais e agilidade aos serviços prestados para a população. Pela grande extensão do trecho entre as praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, as bicicletas vão otimizar a atuação dos agentes.

Os 98 agentes do controle urbano são lotados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e se revezam a cada doze horas na fiscalização de logradouros públicos em todo o município. O sistema de rodízio permite que a população conte com esse serviço todos os dias da semana, diuturnamente. Nos eventos promovidos pela PMJP, são esses homens e mulheres que mantêm o ordenamento dos ambulantes, previamente planejado pela Sedurb.

Esses funcionários são uma espécie de guardiões do patrimônio público, que trabalham uniformizados e sem nenhum tipo de armamento, supervisionando o comércio informal para que não seja instalado nenhum equipamento de vendas ou serviços em locais destinados ao passeio público. Calçadas, canteiros, praças e areia da praia (que deve ser livre de obstáculos para a circulação de banhistas) são permanentemente monitorados por eles.

Além da orla marítima, a população conta com a presença dos agentes nas principais praças da cidade: Praça da Paz, no Bancários; Coqueiral, em Mangabeira; Praça São Gonçalo, na Torre; da Amizade, no bairro do Rangel; Praça Lauro Wanderley, no Funcionários I; Praça Bela, Funcionários II; e Praça Soares Madruga, no Valentina de Figueiredo.