Moradores de oito cidades enfrentam racionamento de água

Cidades atingidas serão Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Araruna, Damião, Tacima, Riachão e Dona Inês, além dos povoados de Lagoa Salgada, Barreiros, Logradouro e Bola

Luzia Santos
Do Jornal da Paraíba

Mais de 110 mil moradores da região do Brejo paraibano vão enfrentar racionamento de água a partir do próximo domingo (7). Segundo informações da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), oito municípios e quatro povoados vão ter suspenso o fornecimento de água.

A decisão é decorrente do fato de a barragem Canafístula II, que tem capacidade para armazenar 4,1 milhões de metros cúbicos, operar com apenas 38% do total de água armazenada.

O racionamento consiste em suspender o fornecimento de água aos domingos e segundas-feiras em toda a área. As localidades atingidas serão os municípios de Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Araruna, Damião, Tacima, Riachão e Dona Inês, além dos povoados de Lagoa Salgada, Barreiros, Logradouro e Bola.

Segundo o monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o volume atual de água armazenada no açude Canafístula II, localizado no município de Borborema, é de 1,8 milhão de metros cúbicos, ou seja, praticamente a metade do volume comportado pelo reservatório no mesmo período do ano passado, quando o monitoramento registrou aproximadamente 3,4 milhões de metros cúbicos.

De acordo com o gerente Regional do Brejo, Adário Nóbrega, o sistema de racionamento deverá garantir o abastecimento de água para as localidades citadas até o mês de março de 2011. “Nesse período, historicamente começam as primeiras chuvas, o que deve amenizar a situação da população atendida e normalizar o sistema de abastecimento”, garante Adário.

Segundo ele, se a medida não for adotada, o reservatório Canafístula II poderá ser esvaziado em meados de janeiro. Outros três açudes estão com volume de água abaixo de 20% de sua capacidade de armazenamento. Em Areia, no Brejo paraibano, o açude Vaca Brava, que fornece água para os areienses e para a cidade de Esperança, está 18,9% de sua capacidade. Dados da Aesa revelam que até ontem o reservatório estava com apenas 642,5 mil metros cúbicos de água armazenada enquanto sua capacidade é de 3,4 milhões de metros cúbicos.

Os reservatórios de Serrote, em Monteiro, e de Riacho de Santo Antônio, na cidade de mesmo nome, também estão com volume de água inferior a 20%. O primeiro está com apenas 13%, ou seja, 750 mil metros cúbicos enquanto a capacidade que é de 5,7 milhões de metros cúbicos. Já o Riacho de Santo Antônio tem apenas 584 mil metros cúbicos de água, o que corresponde a 8,6% da capacidade de acumular água.

Ainda de acordo com dados da Aesa, o reservatório de São José IV, no município de São José do Sabugi, na região da Borborema, está em situação crítica e pode secar ainda este mês. Atualmente, o volume de água do açude, que tem capacidade para acumular 554,1 mil metros cúbicos, é de cerca 10 mil metros cúbicos, ou seja, 1,9% de sua capacidade.

Cagepa

A assessoria de imprensa da Cagepa informou contudo que ainda não há previsão de racionamento para demais regiões do Estado. Segundo o gerente de monitoramento da Aesa, Lucílio Vieira, apesar da estiagem prolongada e das precipitações abaixo da média ocorridas este ano a maior parte dos reservatórios paraibanos se encontra com volume dentro da normalidade para este período do ano. “A situação é mais crítica nos açudes pequenos onde o aporte de água é menor e a evaporação é mais intensa”, explicou.

Segundo a Aesa ainda não é possível fazer um prognóstico sobre as chuvas para 2011. Este ano, a previsão é de início das chuvas, a partir de dezembro, apenas para a região do Sertão. As chuvas que caíram no final de outubro em todo o Estado foram classificadas como atípicas.