Território paraibano perdeu quase 84% de sua área de Mata Atlântica

Nos últimos dois anos, a Capital perdeu o equivalente a um campo de futebol. Horto Florestal será criado, para intensificar a preservação.

Da redação do Jornal da Paraíba

A Paraíba já perdeu 88,34% da área de Mata Atlântica nos últimos anos. Somente entre 2008 e 2010, a perda em João Pessoa equivale a um campo de futebol. Para evitar o aumento nesses números, foi lançado nesta sexta-feira (12), no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), pela Prefeitura da Capital, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica corresponde a todas as áreas verdes de um local. Além disso, este é o bioma mais rico em diversidade do planeta, ocupando 15% do território nacional em 17 estados brasileiros.

Os cuidados com o meio ambiente incluem os rios, a vegetação e os animais. Segundo a secretária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Lígia Tavares, a construção de casas e edifícios causou a devastação de muitas áreas verdes não apenas em João Pessoa, mas em todo o Brasil. Em João Pessoa, a área de preservação da mata é de 30,67%. Ela explica que o desmatamento na Capital acontece principalmente na zona Sul por causa do elevado número de construções no local.

“Esse local foi relatado pelas pesquisas da Secretaria como a área mais devastada da cidade, por isso será criado o horto florestal para começar a conscientização da preservação da mata atlântica”, afirma a secretária.

O plano foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e vai ser aplicado na Capital. Para dar início ao projeto, será criado, no bairro Cidade Verde, em João Pessoa, um Horto Florestal. Segundo o coordenador da ONG SOS Mata Atlântica, Mario Motovane, o projeto segue o que determina a Lei da Mata Atlântica, criada há dois anos, que é desenvolver métodos para preservar a flora e a fauna dos estados. “O plano foi apresentado à Semam para ser desenvolvido na cidade, tendo em vista que João Pessoa ainda tem locais que têm grande presença de mata”, afirma.