PB ocupa 3º lugar no Brasil em número de jovens analfabetos

Para o representante do Ipea no Nordeste, Constantino Cronemberger, a situação da Paraíba é preocupante.

Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba

Não saber ler nem escrever é a realidade vivida por cerca de 21,6% dos paraibanos com 15 anos ou mais, afirma o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados divulgados ontem revelam que a Paraíba é o terceiro Estado do país com o maior índice de analfabetos e ocupa a terceira posição, entre as unidades da Federação, com a menor média de anos de estudo.

As informações são relativas ao ano de 2009 e fazem parte do “Comunicado n° 66: PNAD 2009 – Primeiras Análises: Situação da educação brasileira – avanços e problemas”. Conforme o Ipea, a quantidade mínima de anos de estudo prevista na Constituição Federal para a população com 15 anos ou mais deve ser de oito anos, mas na Paraíba a média é de apenas 6,1 anos.

Para o representante do Ipea no Nordeste, Constantino Cronemberger, a situação da Paraíba é preocupante. “O Estado tem um índice de analfabetismo que chega a quase 22% da população com 15 anos ou mais e a média é de 6,1 anos de estudo. Estes dois indicadores demonstram que o nível educacional da população do Estado ainda é muito baixo, ficando entre os piores índices do país”, comentou.

Constantino acredita que o maior problema do abandono escola começa no ensino médio, quando as pessoas começam a trabalhar. “Do ponto de vista do ensino fundamental, na Paraíba e no Brasil como um todo há praticamente uma universalidade na cobertura de crianças estudando. Isto já é uma evolução muito grande, mas quando chega no ensino médio, a Paraíba ainda está abaixo da média nacional e regional de frequência escolar. A faixa etária do ensino médio vai geralmente dos 15 aos 18 anos, que é quando muitas pessoas acabam desistindo de estudar para começar a trabalhar”, acredita.

A Unidade da Federação com a maior média de anos estudados é o Distrito Federal (9,6), seguida de São Paulo (8,5). Já os dois únicos Estados que possuem média mais baixa que a Paraíba são Piauí (5,8) e Alagoas (5,7). Com relação ao índice de analfabetismo, os maiores percentuais foram registrados em Alagoas, onde 24,6% não sabem ler nem escrever, e no Piauí, que tem o índice de 23,4% de analfabetos entre as pessoas com 15 anos ou mais. No país, o índice de analfabetismo é de 9,7% e a média é de 7,5 anos de estudo.

O JORNAL DA PARAÍBA tentou entrar em contato com o secretário de Educação do Estado, Sales Gaudêncio, para ele comentar os dados, mas não obteve retorno. A secretária executiva de Educação, Emília Freire, também foi procurada, mas não atendeu os telefonemas.