Romaria da Penha deve receber mais de 200 mil fiéis hoje à noite

Em JP, romeiros seguem percurso de 14 quilômetros, com saída às 22h da Igreja de Lourdes, no Centro, e chegada às 4h do domingo, no Santuário da Penha.

Do Jornal da Paraíba

Acontece neste sábado (27) a tradicional Romaria da Penha que mobiliza mais de 200 mil fiéis de todo o Estado e integra a programação religiosa da 247º Festa da Penha. Em João Pessoa, os romeiros vão seguir um percurso de 14 quilômetros, com saída às 22h da Igreja de Lourdes, no Centro, e chegada às 4h do domingo, no Santuário da Penha, no bairro de mesmo nome. O tema deste ano é “Com Maria aprendemos: ‘servir ao Deus único é servir aos irmãos”.

Antes do início da caminhada o sábado vai ser preenchido com atividades religiosas. Às 16h, haverá um momento de oração no Santuário da Penha, e logo após, as17h, uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha até a Igreja de Lourdes, em Jaguaribe. Às 22h: depois da bênção, terá início a romaria. Durante o percurso, uma empresa de assistência funeral de João Pessoa vai distribuir santinhos, água mineral e pulseiras aos fiéis.

A empresa ainda vai disponibilizar sete veículos para auxílio a idosos e outras pessoas que precisarem de ajuda. Um carro de som tocarár hinos e cantos religiosos durante toda a passagem e em frente a sede da empresa, na Avenida João Machado, 1214, por onde passa a romaria, serão instalados banheiros públicos. O andor com a imagem da Santa deve chegar ao Santuário da Penha por volta das 4h da madrugada . No final da romaria, haverá uma missa campal na Praça Oswaldo Pessoa, na Penha.

Limpeza

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) elaborou um plano de ação para a realização da Romaria da Penha. Equipes formadas por 148 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e de empresas terceirizadas prepararam as ruas por onde passará a procissão e o entorno do Santuário da Penha, realizando serviços de varrição, roço, capinação, coleta e pintura de meio-fio.

Durante o evento, alguns agentes de limpeza acompanharão o cortejo e outros ficarão em pontos estratégicos, fazendo a coleta dos resíduos que são deixados para trás pelos fiéis. Já na madrugada do domingo, equipes estarão recolhendo o lixo deixado pelos fiéis durante a caminhada.

A Diretoria de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) afirmou que também investiu na melhoria da estrutura viária, com recapeamento, recuperação do asfalto, desobstrução de galerias, conserto de linhas d’água e reposição de tampas de bocas-de-lobo em quase todo o trajeto, além de reparos na iluminação pública.

Trânsito

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrnas) vai isolar, a partir das 17h30 de hoje, o entorno da Igreja de Lourdes nas seguintes ruas: Trincheiras com Alice Azevedo; Rodrigues Chaves com Nina Lima; Rodrigues de Aquino com João Machado. A Rodrigues Chaves terá o sentido de circulação invertido, para possibilitar que os veículos que vêm do Pavilhão do Chá pela Rua das Trincheiras possam ser desviados pela Rodrigues Chaves, passando por trás da Embratel, e retornando à Rua das Trincheiras.

No santuário, o isolamento será feito às 18h de hoje. Somente 60 veículos de moradores do entorno, previamente casdatrados na STTrans, poderão ter acesso ao local. A partir das 22h, com o início da procissão, todo o trajeto (João Machado, Pedro II, Via Expressa Padre Zé, Principal dos Bancários e Hilton Souto Maior) será acompanhado por 50 agentes de trânsito, em 18 viaturas, que compõem as equipes da STTrans.

O acesso à passarela sobre a avenida Dom Pedro II, na altura da sede do Ibama (Instituto brasileiro dos Recursos Renováveis), também será interditado a partir das 20h de hoje, pela Guarda Municipal. De acordo com o superintendente do órgão, José Bernardino da Silva, a decisão foi tomada para prevenir acidentes.
bebidas

O consumo de bebida alcóolica durante a Festa da Penha é uma das preocupações dos organizadores do evento, já que além de comidas e artigos religiosos, muitos estabelecimentos e barracas montadas para atender os fiéis tem o álcool com um dos produtos mais procurados.