ISEA recebe do Ministério da Saúde mais equipamentos para UTI Neonatal

Neste lote chegaram e já foram instalados 13 incubadoras, dois berços hospitalares, dois aspiradores cirúrgicos, duas balanças infantis eletrônicas e sete babypaps.

Da Codecom-CG

O ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) da Prefeitura de Campina Grande recebeu mais um lote de equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde para a UTI Neonatal e UCI (Unidades de Cuidados Intermediários). Neste lote, chegaram e já foram instalados 13 incubadoras, dois berços hospitalares, dois aspiradores cirúrgicos, duas balanças infantis eletrônicas e sete babypaps, que substituem, em alguns casos, o ventilador pulmonar, dando suporte ao tratamento das patologias por oxigenoterapia em recém-nascidos prematuros.

Com os equipamentos, estamos reestruturando a UTI Neonatal e a Unidade de Cuidados Intermediários do ISEA, que está passando também por uma reforma na estrutura física, disse o diretor administrativo da maternidade, Eduardo Galdino, responsável, junto com o então secretário municipal de Saúde, Metuselá Agra, pela elaboração do projeto, que foi enviado e aprovado pelo Ministério da Saúde. “Os investimentos com equipamentos e obras já ultrapassam 1,5 milhão”, complementou.

Os lotes contendo os equipamentos começaram a chegar em outubro do ano passado e incluem ainda monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares, berços aquecidos, oxímetros de pulso, eletrocardiógrafos e desfibriladores, equipamentos eletrônicos cuja função é reverter o quadro de arritmia auricular ou ventricular dos bebês.

O projeto de estruturação da UTI e UCI da maternidade faz parte do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal do Ministério da Saúde, ao qual Campina Grande aderiu. Em Campina Grande, apenas o ISEA foi contemplado pelo Ministério da Saúde tendo em vista o grande número de atendimentos e por ser a maternidade referência em alto risco para toda a região.

Com a estruturação da UCI do ISEA, que substituiu o o Berçário Intermediário, os bebês que não estão tão graves, podem permanecer no local, recebendo os cuidados adequados para a sua recuperação, mas sem a necessidade de internação na UTI Neonatal. A UCI funciona ao lado da UTI para facilitar o acesso dos médicos e enfermeiros e a transferência dos bebês de um local para o outro.