Médico pago pelo SUS cobra para fazer cirurgias em Campina

Médicos de hospitais públicos estão cobrando para fazer precedimentos já pagos pelo Sistema Único de Saúde. Pagamento seria para que pacientes "furassem a fila."

Da Redação
Com TV Paraíba

Uma reportagem investigativa da TV Paraíba denunciou a existência de um esquema fraudulento em hospitais de Campina Grande. Junto com a enfermeira Maria José, um médico ortopedista do Hospital Regional, Godofredo Borborema, cobrava para fazer cirurgias já pagas pelo SUS.

O esquema tinha início quando um paciente dava entrada no hospital e a enfermeira dizia que não havia vagas para que o procedimento cirúrgico fosse feito. Em seguida, era questionado se o paciente tinha dinheiro. Em caso positivo, era dito que ele teria como “furar a fila” e ser atendido rapidamente.

Clique aqui para assistir à reportagem da TV Paraíba

Os pacientes eram encaminhados ao Hospital Pedro Primeiro, onde pagavam para ser atendidos. Com isso, o médico recebia duas vezes pelo mesmo procedimento. O paciente era internado normalmente pelo Sistema Único de Saúde, que custeava a cirurgia, e o paciente pagava pelo mesmo procedimento sem ter que ficar na lista de espera do SUS.

Uma mãe, ouvida pela reportagem e que pediu para não ser identificada, disse não ter aguentado ver o sofrimento do filho, com uma fratura no fêmur, e pagou para que ele fosse logo atendido. Ela diz ter pago cerca de R$ 650 pelo procedimento, que documentos comprovam já ter custado SUS pouco mais de R$ 1.400.

Depois de ter conversado sem se identificar com o médico, que afirmou não ter problema em internar o paciente sem passar pela fila, a reportagem tentou ouvir o médico Godofredo em sua casa, mas foi informada que ele estaria viajando.