Em uma semana, Saúde notifica 50 novos casos de dengue

Saúde registra, ao todo, 2.152 casos de dengue no Estado e planeja ações em parceria.

Da Redação
Com Secom-PB

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) já notificou este ano 2.152 casos de dengue. O número se refere aos dados coletados até a 9ª Semana Epidemiológica, que terminou no último dia 5. Dos casos notificados, 285 foram confirmados como Dengue Clássica, cinco representam casos de Dengue com Complicações, quatro casos de Febre Hemorrágica, 102 foram descartados, 19 se mantiveram inconclusivos e 1.726 estão em processo de investigação. Esse resultado representa um aumento de 2,3% se comparado com a semana anterior quando foram registrados 2.102 da doença.

Para tentar diminuir mais ainda os números da dengue na Paraíba, a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES vai conversar com a Defesa Civil do Estado para pactuação de ações em parceria. Também será realizada uma oficina de atualização no manuseio, preparo e aplicação do diflubenzuron (larvicida usado no combate ao mosquito) para os Agentes de Controle de Endemias do município de Patos (16, 17 e 18 de março).

A Gerência também pretende acordar a discussão do atendimento baseado na classificação de risco com multiplicadores dos municípios que integram o seu território e pautar o tema dengue durante a ação comemorativa ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo (15 de março, no Ponto de Cem Reis).

Avaliação

Para a gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, este insignificante aumento em um período com sazonalidade tão favorável à proliferação do vetor provavelmente foi resultado da ausência, em alguns municípios e Gerências Regionais de Saúde, dos operadores do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que vieram participar da capacitação para operacionalização do Módulo Dengue On-Line, realizado por representantes do Ministério da Saúde no Datasus, na Capital, nos últimos dias 10 e 11.

De acordo com Júlia Vaz, o Módulo Dengue On-line vai permitir agilidade na notificação dos casos. Atualmente a notificação da dengue é feita semanalmente através do Sinan. No entanto, o Dengue On-Line vai permitir diariamente o conhecimento dos casos que estão sendo diagnosticados.