Praia de Intermares é cenário de nascimento de 96 tartarugas

Após as tristes notícias das mortes de duas tartarugas no início da semana no litoral paraibano, o sol desta quarta-feira (16) trouxe boas novas.

Inaê Teles

Após as tristes notícias das mortes de duas tartarugas no início da semana no litoral paraibano, o sol desta quarta-feira (16) trouxe boas novas. Na verdade, foram 96 novidades que alegraram a praia de Intermares, em Cabedelo, e durante o período da tarde está previsto o nascimento de mais tartarugas da espécie Pente.

Rita Mascarenhas, da ONG Guajiru, disse que foram noticiadas apenas a morte de duas tartarugas, mas na verdade esse número é bem maior. “No total, foram encontradas cinco tartarugas mortas esta semana. Sendo duas delas por conta das redes de pesca”, lamentou.

De acordo com a responsável pelo Projeto Tartarugas Urbanas, 40% dos animias encontrados mortos no nosso Litoral são vítimas das redes.“Apesar de ter que trabalhar com as mortes das tartarugas, é um prazer ver uma ninhada nascendo. É a vida se renovando”, disse Rita Macarenhas.

Às 15h15 está previsto o nascimento de mais 100 tartaruguinhas na praia de Intermares. As pessoas que quiserem acompanhar, devem ir até as proximidades do bar do Surfista e participar da programação especial elaborada pela ONG. “Vai ter uma palestra educativa, para que as pessoas conheçam sobre as tartarugas e em seguida irão assistir a corrida delas”.