Torre da Igreja Matriz de Sousa desmorona com chuva e ventania

Estrutura não suportou infiltração e desabou. Corpo de Bombeiros orientou desocupação de casas vizinhas. Igreja estava em fase de reconstrução da torre que caiu em 2007.

George Wagner
Foto: Sousa em Foco

A torre sul da centenária Igreja de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Sousa desabou na noite deste domingo (23) por volta das 23h. A estrutura, já abalada pelo desabamento da torre norte no mês de abril de 2007, não resistiu à forte chuva e à ventania, e desmoronou.
 
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeitura de Sousa e Defesa Civil isolaram toda a área devido ao risco de novos desabamentos. Moradores que residem na lateral esquerda da igreja, inclusive o próprio padre, foram orientados pelos bombeiros para que deixem o local.
 
O capitão Carlos Jean Vieira de Sá, comandante da Companhia de Bombeiros de Sousa, disse que “toda a estrutura lateral da torre que desabou sofreu um forte abalo e apresenta um declínio acentuado e que deve ser analisado por engenheiros”.
 
O padre Milton Alexandre, coordenador da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, testemunhou quando toda a estrutura desabou. “Eu tinha entrado no quarto e fiquei assistindo o TV e ouvi o primeiro barulho. Abri a janela. Ouvi um barulho tão forte que fiquei meio assim, atônito, dentro do quarto. Corri para a área, abri a porta e vi caindo a segunda parte”.
 
Torre da Igreja Matriz de Sousa desmorona com chuva e ventaniaMilton Alexandre disse que temeu que os escombros atingissem a sua residência, localizada a poucos metros da torre que desmoronou.

“Uma parte caiu internamente e a outra caiu para o lado esquerdo da igreja. Então naquele momento eu voltei correndo para dentro da casa, com medo até de cair a parede toda e vir chegar até próximo a casa. Uma sensação de desespero”.
 
O vigário lembrou que há quase quatro anos aconteceu o mesmo com a torre norte. Nesta segunda-feira (25) os trabalhos de recuperação da igreja seriam retomados pelo Governo do Estado.