Bares do Jacaré estão mantidos; reunião define projeto turístico

Secretaria do Patrimônio da União acatou recurso de associação. Retirada voluntária aconteceria até sábado. SPU, proprietários e políticos estudam implantação de Polo Turístico.

Karoline Zilah

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, em Brasília, acatou recurso e suspendeu a derrubada dos bares e restaurantes da Praia do Jacaré, em Cabedelo. O prazo para retirada voluntária dos estabelecimentos se esgotaria no próximo sábado (4). A partir de então, os proprietários estariam sujeitos a multa e à derrubada obrigatória.

O recurso foi apresentado pela assessoria jurídica da Associação dos Bares e Restaurantes da Praia do Jacaré. De acordo com o despacho, assinado pela secretária do Patrimônio da União (SPU), Paula Maria Motta Lara, o projeto de reordenamento do Parque Turístico do Jacaré deverá ser acelerado e colocado em prática de imediato.

Em entrevista ao Paraíba1 nesta sexta-feira (3), o superintendente do órgão na Paraíba, Welinson Araújo Silveira, declarou que a equipe vai se voltar à linha de trabalho que a SPU sempre buscou, que é a implantação de um projeto de adequação dos bares. “Buscamos uma congruência de todos os órgãos envolvidos neste caso. Estamos bastante focados no sentido de resolver definitivamente o caso da Praia do Jacaré, que se arrasta por anos”, comentou.

O advogado Carlos Emílio de Farias, da associação dos bares, foi a Brasília tratar do caso. “Foi uma grande luta para uma grande causa, pois não poderíamos ficar sem aquele maravilhoso espetáculo que é o pôr do Sol do Jacaré. Todos sabem que se os restaurantes fossem retirados daquele local o show iria acabar. Mas o show tem que continuar e agora, com essa decisão sensata da SPU, o show vai continuar”, disse.

O próximo passo agora, segundo o presidente da associação, Leonardo Mendes, é participar da reunião que está marcada para a próxima terça-feira em Brasília com toda a bancada federal na sede da própria SPU, e discutir de que forma os representantes do povo paraibano irão conseguir recursos para a execução da obra.

O senador Vital do Rego Filho, um dos organizadores dessa reunião, disse que está disposto a buscar recursos para a construção do Polo Turístico da Praia do Jacaré. “Se todos estiverem unidos, a obra sai do papel e quem ganha é o turismo da Paraíba”, concluiu.