Médicos do RJ tentam entrar com visto no CRM para trabalhar no Trauma

Na sexta-feira (4) cinco médicos do Rio de Janeiros foram até o Conselho Regional de Medicina da Paraíba, para solicitar vistos provisórios para exercerem a função no hospital do Trauma.

Inaê Teles

Na sexta-feira (4) cinco médicos do Rio de Janeiros foram até o Conselho Regional de Medicina da Paraíba, localizado em João Pessoa, para solicitar vistos provisórios para exercerem a função no hospital de Emergência e Trauma Humberto Lucena, na Capital.

De acordo com Roberto Magliano, do CRM, faltavam documentos para que o visto fosse concedido e os médicos ficaram de retornar com a documentação completa. Até às 10h30 desta segunda-feira (6) os médicos não haviam entregue os documentos.

“Qualquer médico pode se inscrever no CRM para solicitar o visto provisório ou secundário para exercer a profissão em um outro Estado”, esclareceu Roberto. “Mas qualquer ato ilícito ou antiético que eles possam cometer é julgado no conselho provisório”, acrescentou.

Roberto disse que eles teriam sido chamados para suprir a falta de médicos na unidade hospitalar, já que quinze médicos efetivos paralisaram as atividades. A reportagem do Paraíba1 procurou a Secretaria de Saúde para confirmar a convocação dos médicos, mas a assessoria não tinha informações sobre a vinda dos profissionais de Saúde do Rio de Janeiro.

A assessoria disse ainda que estava tentando entrar em contato com o secretário Waldson de Souza para ter mais detalhes sobre o caso.

Nesta segunda-feira dois diretores do Conselho Federal de Medicina (CFM) irão participar de uma audiência com o governador Ricardo Coutinho às 15h30 para tentar dialogar sobre a situação do hospital de Emergência e Trauma.

“Pedimos apoio ao Conselho Federal para intermediar um diálogo com o poder público. Queremos abrir um canal de comunicação com o gestor e o vice-presidente do CFM, Carlos Vital, conseguiu falar pessoalmente com o governador e marcou esta audiência”, explicou João Medeiros, presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba.