PB é o 2º estado do Nordeste em internações por fogos de artifício

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que de janeiro de 2008 a abril de 2011 a Paraíba registrou 61 internações. Estado só perde para Bahia no Nordeste.

Juliana Lichacovski
Do Jornal da Paraíba

Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (15) pelo Ministério da Saúde (MS) aponta a Paraíba como segundo Estado nordestino com os maiores índices de internações causadas por acidentes com fogos de artifício do país. No ranking, a Paraíba perde apenas para a Bahia, que registrou 296 hospitalizações. Segundo o levantamento, de janeiro de 2008 a abril de 2011, a Paraíba registrou 61 internações e a tendência, segundo os dados da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, é que este número aumente ainda mais neste mês, durante os festejos de São João. Só nos últimos dois dias a UTQ recebeu quatro vítimas de queimaduras.

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, os estados da Bahia (296 hospitalizações), São Paulo (289) e Minas Gerais (165) foram os que mais se destacaram no número de internações causadas por fogos de artifício no país. A pesquisa apontou, inclusive, que em média são registradas 100 internações durante o período de festas juninas nos Estados que cultivam a tradição e dados estatísticos do Hospital de Trauma também confirmam o aumento dessa demanda.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UTQ, Sueli Pinheiro, todos os anos durante os meses de junho e julho, aumenta em pelo menos 40% a demanda de pacientes. Ano passado, porém, o mês de junho se destacou, com 181 atendimentos, um aumento de 79% do número de atendimento em relação ao mês de maio, que registrou 101 casos.

Para a coordenadora de enfermagem da UTQ, Sueli Pinheiro, o fato de 2010 ter sido um ano de Copa do Mundo influenciou bastante a elevação do número de queimados no ano. “Esses números refletem o momento de São João, mas também temos que considerar a Copa do Mundo, quando muitas pessoas soltam fogos de artifício e se queimam”, disse ela.

Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, 168 pessoas em todo o país foram internadas no período. Tendo em vista que entre os meses de junho e julho de 2010 foram notificados 320 casos de queimados na UTQ, onde cerca de 96 pessoas necessitaram de hospitalização no ano, um número abaixo da média nacional, que é de 100 internações no período.

De janeiro a abril do ano passado, a coordenadora de enfermagem Sueli Pinheiro também destacou que a UTQ realizou 468 atendimentos e o balanço de 2011 que a unidade possui, referente ao mesmo período de 2010, aponta redução de 45 casos. “Este ano temos 423 casos no primeiro quadrimestre”, disse.

Em 2010, a unidade especializada realizou 1.472 atendimentos de todos os tipos de queimaduras, dos quais cerca de 500 pessoas apresentaram um quadro mais grave e precisaram de hospitalização, ou seja, dos casos atendidos pela UTQ, 66% dos pacientes foram atendidos e liberados em seguida, e 34% das pessoas vítimas de queimaduras necessitaram de internação.

Em toda a Paraíba, no ano de 2010, conforme o Ministério da Saúde, 33 pessoas foram hospitalizadas só em função de acidentes provocados por fogos de artifício. O número computado pelo Ministério da Saúde no Estado é o maior desde 2008. Em todo o país, 1.382 pessoas foram internadas para tratamento de queimaduras por acidentes com fogos de artifício.

Mortes

Entre 1996 e 2009, conforme o MS, 122 pessoas morreram em acidentes por queima de fogos, no Brasil. A região Nordeste apresentou 48 óbitos e ficou com 39% dos casos registrados em todo o país, no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Em segundo lugar está a região Sudeste, com 41 óbitos (34% dos casos) e em terceiro está a região Sul, com 21 mortes (17%). O Centro-Oeste e o Norte registraram, juntos, 12 mortes, equivalentes a 10% dos casos. Pessoas com idade entre 30 e 39 anos representam 14,8% dos óbitos em todo o país.