Paraíba deve ter inverno intenso com chuvas 30% acima da média

Estação tem início nesta terça-feira (21). Previsões apontam que chuvas no Estado podem ficar acima da média normal, diferente de 2010 quando índice foi menor do que o esperado.

Jhonathan Oliveira

Nesta terça-feira (21) tem início oficialmente o inverno, a estação mais chuvosa do ano. As previsões meteorológicas dão conta que as chuvas na Paraíba devem ficar 30% acima da média normal para o período. O que significa que os paraibanos terão um inverno mais intenso do que o de 2010, quando o índice pluviométrico registrado foi baixo. As informações são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

De acordo com o setor de meteorologia da Aesa, quase todas as regiões da Paraíba terão chuvas durante o inverno. Mas, elas devem acontecer com mais frequência nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, sendo que a intensidade deve ser maior nesta última. “É normal que hajam chuvas intensas principalmente sobre a região litorânea”, disse o meteorologista Alexandre Magno.

O meteorologista explicou que já no início da estação, a região do Litoral deve enfrentar chuvas mais fortes que as de 2010. “Os índices devem ficar dentro ou acima da média histórica para o período no mês de julho. A média é de 250 milímetros e pode chover algo em torno de 300 milímetros, o que representa cerca de 30% a mais”, afirmou. Alexandre reforçou que em 2010 os índices do inverno ficaram abaixo do esperado.

Defesa Civil de prontidão

Com a chegada das chuvas de inverno normalmente aumentam algumas ocorrências nas chamadas áreas de risco, as principais são alagamentos e deslizamentos. O coordenador da Defesa Civil estadual, o tenente coronel Walber Rufino Tavares, afirmou que o órgão vai dar sequência a um plano de prevenção que vem sendo aplicado desde o mês de abril.

“Vamos continuar com o trabalho que já estamos realizando, visitando as áreas de risco e tentando evitar ao máximo que aconteçam grandes problemas”, disse. Segundo Rufino, nos primeiros meses de 2011 a Defesa Civil já conseguiu reduzir em 80% o número de incidentes ocorridos em função das chuvas, isso tomando como parâmetro o ano passado.