Campina Grande vai ganhar mais de dois quilômetros de ciclovias

Iniciativa faz parte da primeira etapa de um projeto que prevê a implantação de ciclovias em alguns dos principais trechos da cidade.

Campina Grande tem cerca de 30 mil bicicletas, no entanto, devido à falta de vias adequadas, muitos ciclistas têm que se deslocar de carro ou moto, contribuindo para o aumento do número de congestionamentos ou falta de vagas nos estacionamentos, principalmente no centro da cidade.

Com o objetivo de melhorar a política de mobilidade urbana e facilitar o dia a dia dos ciclistas, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) implantará mais de 2 quilômetros (km) de ciclovias na Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro do Cruzeiro. A iniciativa faz parte da primeira etapa de um projeto que prevê a implantação de ciclovias em alguns dos principais trechos da cidade.

De acordo com Salomão Augusto, superintendente da STTP, a implantação das ciclovias vai contribuir “para a segurança dos trabalhadores que se deslocam usando a bicicleta, além de contribuir com a redução da poluição ambiental, melhorando a qualidade do ar que respiramos”.

Segundo Gilberto Freire, presidente do Clube dos Ciclistas de Campina Grande, esta era uma reivindicação antiga, que vinha desde 1993, dos cerca de 1.000 participantes do clube. Para ele, “as ciclovias vão contribuir para equilibrar o trânsito, além de assegurar uma melhor qualidade de vida para a população”.
Para comemorar a Semana do Trânsito, a STTP realizou ontem o Fórum Municipal de Ciclismo. O objetivo é levantar, entre sociedade civil e poder público, sugestões para o desenvolvimento de políticas públicas em favor da prática ciclística na cidade.

No último domingo, a STTP realizou um passeio com a participação de 700 ciclistas, que saíram do Açude Velho e percorreram diversos bairros da cidade.