Prefeitura instala novas lombadas em João Pessoa

Nos últimos nove meses, foram instaladas 21 lombadas físicas em nove bairros e recuperadas cinco, em outros dois bairros.

Da Redação
Com Secom-JP

A Superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) está implantando lombadas físicas em vias publicas da cidade. O objetivo é diminuir a velocidade dos veículos e, consequentemente, reduzir o índice de acidentes em pontos de grande fluxo. Nos últimos nove meses, foram instaladas 21 lombadas físicas em nove bairros e recuperadas cinco, em outros dois bairros, de acordo informações da assessoria de Planejamento da STTrans.

As lombadas físicas mais recentes foram implantadas no Alto do Mateus, na Rua Francisco José das Neves; no Padre Zé, na Rua Mardokeu Nacre; e no Bessa, na Rua Bel José de Oliveira Curchatuz e também em Manaíra, na Rua Paulino Pinto.

Também foram contemplados com instalação de lombadas os bairros de Mangabeira (2), Jardim Cidade Universitária (1), Pedro Gondim (1), Manaíra (12), Jardim Veneza (1), Paratibe (1). Foram recuperadas duas lombadas nos Funcionários III e três no Altiplano Cabo Branco.

Pedidos

O órgão de trânsito recebe, mensalmente, uma média de 30 pedidos de instalação de lombadas feitos por comunidade. Antes de implantar as lombadas, os técnicos da área de planejamento fazem uma visita ao local, analisam a via, e depois fazem um estudo de engenharia do tráfego para saber a viabilidade da implantação dessa sinalização.

As lombadas não podem ser instaladas em qualquer ponto, pois o mecanismo pode complicar a segurança no trânsito, ou mesmo atrapalhar as situações de emergência como veículos de bombeiros ou ambulâncias.