Equipe participará do SAE Brasil

Ideia de montar uma equipe para participar de competição da SAE Brasil de Aerodesign surgiu durante uma aula de mecânica dos fluidos no final de 2002.

O coordenador da ParahyAsas, o professor Raimundo Nonato, explicou que a ideia de montar uma equipe para participar de competição da SAE Brasil de Aerodesign surgiu durante uma aula de mecânica dos fluidos no final de 2002. “Comentei com meus alunos que havia tomado conhecimento desta competição e dos benefícios que a mesma traz para a motivação e melhoria de formação em engenharia e áreas afins”, afirmou.

Para Nonato, essa é uma oportunidade de participar de uma atividade de caráter profissional e colocar em prática de forma orientada os conhecimentos e metodologias aprendidas em sala de aula. “A partir daquele momento, os estudantes pioneiros na Paraíba não mais sossegaram enquanto nós não apresentamos uma proposta de criação da equipe junto ao então Departamento de Engenharia Mecânica no início de 2003”, comentou, acrescentando que hoje, a atividade está consolidada na instituição.

Após participar da competição, o coordenador da ParahyAsas revelou que os estudantes adquirem um nível diferenciado de formação porque colocam em prática e apreendem a produção de textos científicos, relatórios técnicos, desenvoltura em público e domínio dos assuntos da profissão. Com isso, os alunos terão que se organizar para cumprir metas, prazos, custos e a convivência em grupo. A principal fonte de custeio e financiamento dos trabalhos da competição é a UFCG, tendo também da gestão municipal e empresas.