Paraibanos preparam aeronaves

Estudantes do curso de engenharia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) preparam aeronaves para participar de competição nacional.

Estudantes do curso de engenharia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) preparam aeronaves para participar de competição nacional. Eles vão representar a Paraíba na 13ª Competição da SAE Brasil Aerodesign que deve acontecer entre os dias 20 e 23 deste mês, em São José dos Campos, no Estado de São Paulo. Onze pessoas compõem a equipe ParahyAsas que é responsável por planejar e aplicar o projeto com dois protótipos e duas aeronaves.

Essa é a segunda vez que os estudantes da UFCG participam da competição. A primeira foi em 2008. Nos anos subsequentes (2009 e 2010), os estudantes não puderam participar por falta de recursos. Do número total de estudantes da equipe ParahyAsas, nove são de engenharia mecânica, um de engenharia elétrica e um de administração. A estudante e integrante da ParahyAsas, Meyre Paola Tavares, explicou que apenas graduandos dos cursos de engenharia, física e química podem participar da competição nacional. “A participação é livre. Não estabelecemos o período em que os alunos estejam cursando, mas precisam ter apenas vontade para participar de um projeto que não apoio financeiro”, afirmou.

De acordo com a estudante, todos os anos, no mês de janeiro, a organizadora da competição divulga um regulamento com prazos, regras e locais da apresentação. As instituições interessadas devem observar as normas e iniciar o desenvolvimento do projeto. Assim como a preparação para a busca de apoio financeiro porque os integrantes não recebem bolsa incentivo para participar do projeto.

Os estudantes devem planejar aeronaves leves e que consigam transportar um determinado peso. A organizadora determina 3,5 kg para ser classificado para as próximas etapas. Além disso, as aeronaves precisam decolar, dar uma volta e pousar na dimensão exigida pelos avaliadores. “Na última etapa temos um segredo. O peso não é revelado. Apenas o juiz sabe. É isso que vai apontar os vencedores”, afirmou, acrescentando que a expectativa é ultrapassar a marca dos 3,5 kg.

Com três meses de antecedência, os relatórios devem ser encaminhados para a SAE Brasil Aerodesign para que o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) faça as correções. “Quando chegamos ao evento, a primeira etapa é a defesa. Temos 10 minutos para observar o material corrigido e apresentar a nossa opinião. Tudo é observado”, disse Meyre Tavares.

Já na segunda fase da competição são realizadas provas para observar as dimensões das aeronaves. É nessa parte em que os avaliadores conferem os tamanhos escritos nos relatórios. A última é colocar as aeronaves para decolar e seguir as regras determinadas. (Especial para o JP)