População reclama de falta de saneamento nos Novais

Na área não há saneamento básico. A água utilizada para o banho, limpeza das residências e lavagem de pratos escorre para as vias públicas, provocando odor e surgimento de isentos.

Os moradores do bairro dos Novais em João Pessoa convivem com a falta de infraestrutura no local. Na área não há saneamento básico, sendo assim, a água utilizada para o banho, limpeza das residências e lavagem de pratos escorre para as vias públicas, provocando odor e surgimento de isentos.

A moradora Maria de Fátima Cabral, que mora há 33 anos nos Novais, relatou que a falta de infraestrutura no bairro existe desde o dia em que foi morar na localidade. Na rua onde reside, a José Bonifácio, o calçamento foi realizado há mais de cinco anos, mas as galerias continuam entupidas e transbordam a água de residências de pelo menos quatro vias públicas do bairro. O resultado disso é a quantidade de areia e lama formada na parte central da rua.

“Ligamos para a Prefeitura para realizar o trabalho de desentupimento das galerias, mas quando aparecem informam que o trabalho precisa ser feito por máquinas e não pela força humana”, afirmou. A funcionária pública Maria de Fátima ainda contou que precisou aumentar 60 centímetros de degraus na porta de casa para evitar que a chuva entre dentro da residência.

A mesma situação é relatada pelo operador de injetora, José Maurício da Silva. Ele disse que na mudança da estação – inverno para verão – muda a rotina dos moradores do bairro. “Os donos das casas de várias ruas do bairro retiram os degraus que colocam na porta das casas para impedir que as águas das chuvas invada e destrua os móveis e eletrodomésticos”, destacou, acrescentando que na sua residência foi construído 40 centímentos de degraus no período de chuvas e foi retirado no mês de setembro. Por conta da água suja que fica acumulada na rua José Bonifácio, os moradores da área convivem com o odor e a proliferação de insetos.

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra)informou através da assessoria de imprensa, que uma equipe de fiscalização será encaminhada para verificar a situação e que o desentupimento das galerias deverá ser executado na próxima semana.