Campanha de vacinação deve imunizar 590 mil cães e gatos na PB

Dia 26 de novembro será o dia ‘D’ de combate a raiva. Donos de cães e gatos deverão imunizar seus animais e prevenir-se da doença.

Cerca de 590 mil cães e gatos da Paraíba deverão ser vacinados no dia 26 deste mês durante a campanha Dia ‘D’ de Combate à Raiva. As doses já foram enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pela Secretaria de Estado e Saúde (SES) aos 223 municípios paraibanos. As vacinas não têm contraindicação e devem ser aplicadas em animais que tenham a partir de três meses de idade.

As autoridades alertam que é de extrema importância que a população imunize os animais. Apesar de ser uma zoonose, a raiva pode ser transferida aos seres humanos. Entre 1990 e janeiro de 2011, a Paraíba registrou 13 mortes em decorrência da raiva humana. Nesse período, o Estado ainda confirmou outros 14 casos da doença em pessoas. Os dados são do Ministério da Saúde.

Segundo o chefe do Núcleo de Zoonoses da SES, Francisco Assis, as doses antirrábicas só podem ser aplicadas em cães e gatos e têm validade de um ano. A intenção do Estado é imunizar 190 mil gatos e 400 mil cachorros. “A raiva mata. Ela possui quase 100% de letalidade sobre os animais e a única forma de prevenção é através da imunização. Os cães e gatos são os principais agentes transmissores da doença”, destacou.

A Paraíba está entre os onze Estados do país que apresentam o maior risco epidemiológico da doença e que, por causa disso, receberam as doses com prioridade. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, foram enviadas para a SES um total de 723 mil vacinas. A quantidade é 5% a mais que as 689 mil doses necessárias à demanda do Estado. No entanto, o excedente servirá como reserva para ser utilizado em casos emergenciais.

O órgão federal já concluiu o repasse das vacinas em todo o Nordeste. Além dos nove Estados da região (Paraíba, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Sergipe), foram atendidos prioritariamente também o Mato Grosso do Sul e o Pará. Ao todo, o governo federal adquiriu mais de 10 milhões de doses.

Meta do governo
Em 1990, o Ministério da Saúde (MS) registrou 52 casos de pessoas contaminadas com a raiva no Brasil. Esse número caiu para três em 2010. No entanto, o Ministério da Saúde assumiu o compromisso de erradicar a raiva transmitida por cães até 2012.

Para isso, está investindo na qualidade das campanhas de imunização.

Até 2008, a campanha era realizada pelo governo federal com vacinas Fuenzalide e Palácios. Mas, essas doses apresentaram efeitos adversos em cães e gatos e foram substituídas pelas doses Varc, fornecidas pelo laboratório Merial e Instituto de Tecnologia do Paraná.

A troca foi feita mediante o cumprimento de uma série de exigências feitas pelo Ministério da Saúde para garantir a segurança dos animais e eficácia da imunização.

“As vacinas antirrábicas já foram testadas e o laboratório produtor atendeu todas as exigências dos ministérios da Saúde e da Agricultura, que são responsáveis pelo licenciamento da vacina, com melhoria da segurança do produto para a campanha de 2011”, explicou a assessoria de imprensa do MS.