STTrans monta esquema especial para Romaria da Penha

Previsão de chegada da Romaria é às 4h, na Praça Oswaldo Pessoa, onde vai ser celebrada uma missa campal pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa(STTrans) montou um esquema de trânsito para atender a população em função da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que todos os anos atrai milhares de fiéis ao Santuário de Nossa Senhora da Penha. A procissão terá início às 22h do sábado (26) e a STTrans designou 86 servidores entre agentes de trânsito, fiscais de transportes e pessoal de apoio para dar suporte ao evento e segurança aos fiéis que irão acompanhar o cortejo.

O trecho da Avenida João Machado entre a Rua das Trincheiras e a Rodrigues de Aquino, no bairro de Jaguaribe, será interditado a partir das 15h do sábado (26) para a concentração dos fiéis e organização do evento. Também no sábado, o entorno do Santuário de Nossa Senhora da Penha, localizado na Praia da Penha, será interditado ao tráfego de veículos a partir das 16h, apenas os moradores cadastrados e as pessoas envolvidas na organização da romaria terão trânsito livre no local.

Após o início do deslocamento da romaria, os agentes de trânsito serão remanejados para os outros pontos por onde seguirão os fiéis efetuando os bloqueios e os desvios necessários para a segurança do trânsito. As vias que terão maior número de agentes serão; Avenida Pedro II, Via Expressa Padre Zé, João Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo Brandão e Avenida Hilton Souto Maior a partir da entrada do bairro de Mangabeira até o Santuário de Nossa Senhora da Penha.

A equipe de transporte vai controlar a saída/embarque/desembarque nos ônibus, principalmente após o término da procissão, na Praia da Penha. O esquema da STTrans vai funcionar a partir das 19h do sábado (26) e vai até às 7h do domingo (27). "O itinerário dos ônibus ‘Tetéu’ – que circulam durante a madrugada, por exemplo, será modificado à medida que o cortejo for passando, voltando ao normal em seguida", explicou.

A romaria da Penha tem um percurso de 14 quilômetros: a saída será da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, no Centro, e depois os fiéis passam pela avenida Dom Pedro II, trevo universitário, principal do bairro do Castelo Branco, passam pelo contorno da entrada do bairro de Mangabeira e seguem pela Avenida Hilton Souto Maior, que dá acesso à Praia da Penha. A previsão de chegada é às 4h, na Praça Oswaldo Pessoa, onde vai ser celebrada uma missa campal pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Ônibus extras

A STTrans solicitou às empresas de transportes coletivos da capital um reforço das linhas de ônibus durante a realização da Romaria da Penha. De acordo com a Diretoria de Transportes da autarquia, as empresas Transnacional e Marcos da Silva vão disponibilizar ônibus extras, oferecendo maior comodidade àqueles que participarem do evento religioso. A Transnacional colocará mais 70 veículos (se necessário, outros dez ônibus serão disponibilizados, dependendo da demanda) e a Marcos da Silva, mais 35. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, nas proximidades do antigo posto de combustíveis "Federal".

Veja abaixo o mapa do itinerário da Romaria da Penha:

STTrans monta esquema especial para Romaria da Penha