Gerência diz que sertanejos estão protegidos da gripe A

A confirmação de um surto de gripe A no Estado do Ceará está trazendo para os paraibanos a preocupação sobre a possibilidade da doença se espalhar .

A confirmação de um surto de gripe A no Estado do Ceará está trazendo para os paraibanos a preocupação sobre a possibilidade da doença se espalhar pelas cidades paraibanas que fazem divisa com o Estado cearense.

No entanto, segundo a 9ª Gerência de Saúde de Cajazeiras, responsável pelos municípios paraibanos limítrofes com o Ceará, não há motivo para isso, pois as campanhas de vacinação contra o vírus influenza A superaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

A gerente de Saúde Maura Sobreira disse que pelo menos no momento, não há o que temer, por isso nenhuma medida extra está sendo tomada para evitar que o vírus, que se dissemina pelo ar, possa chegar aos municípios do Sertão.

A Secretaria de Estado da Saúde do Ceará confirmou que a cidade de Pedra Branca, que fica a cerca de 250 quilômetros da divisa com a Paraíba, vive um surto de gripe A (H1N1). Até ontem, já haviam sido confirmados 11 casos da doença.

Também haviam outros 232 notificados, mas ainda pendentes de confirmação laboratorial.

Maura Sobreira informou que doses da vacina contra o influenza A continuam sendo administradas em postos de saúde do Alto Sertão, para atender à população idosa. Ela explicou que só haverá liberação da vacina para outras faixas etárias, caso a Secretaria de Estado da Saúde entenda que será preciso adotar uma medida emergencial. Na última campanha de vacinação, a gerente informou que mais de 95% do público alvo foi imunizado.