Faixas de pedestres ganham novas cores e melhor visualização

 Faixas recebem pintura vermelha ao fundo do pavimento para que veículos tenham melhor visualização e deem mais segurança a quem atravessa a pista.

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) está mudando a cor de fundo das faixas de pedestres da Capital. As faixas de pedestres, tradicionalmente pintadas de branco sobre a cor preta do pavimento, estão recebendo uma pintura vermelha no fundo, o que vai melhorar a visualização pelos condutores de veículos e dar mais segurança aos pedestres durante a travessia.

De acordo com a Assessoria de Planejamento do órgão, dez faixas de pedestres, no trecho compreendido do Busto de Tamandaré até a PBTur, tiveram a cor de fundo alterada e passam por uma avaliação de resultado. "O objetivo é destacar a faixa de pedestre, para que possa ser mais respeitada”, disse o assessor Marcos Monteiro.

Gradativamente, todas as faixas de pedestres terão o fundo pintado de vermelho, tornando-se esta a cor padrão deste tipo de sinalização. A primeira faixa modificada está localizada na Avenida Cabo Branco, em frente ao Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar.

A próxima etapa de pintura das faixas será na Avenida Epitácio Pessoa, passando pela Beira Rio, até o final da Avenida Cabo Branco, na rotatória antes da Praça Iemanjá.

Segundo a Prefeitura de João Pessoa, atualmente a cidade tem 1,2 mil faixas de pedestres. No Brasil, cidades como Diadema, em São Paulo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, já utilizam a cor vermelha de fundo em suas faixas de pedestres com resultados positivos para a segurança viária.

Foto: Luiz Vaz/Secom-JP