Urbanização da PB cresce 5,7% entre 2000 e 2010

No Brasil, o índice ainda é maior que o paraibano (84,4%), mas a evolução em 10 anos não foi tão rápida quanto na Paraíba.

Entre os anos de 2000 e 2010, o grau de urbanização da Paraíba teve um crescimento de 5,7%, índice maior que o registrado no Brasil. Nacionalmente, essa elevação na urbanização foi de 3,94%. No ano 2010, a Paraíba tinha uma taxa de urbanização de 75,37%, média superior à região Nordeste, que apresentou 73% no mesmo ano. No Brasil, o índice ainda é maior que o paraibano (84,4%), mas a evolução em 10 anos não foi tão rápida quanto na Paraíba.

Em números absolutos, significa que 67.953 pessoas deixaram de viver na zona rural na Paraíba, nesses 10 anos analisados.

Nesse mesmo período, as áreas urbanas do Estado ganharam mais 391.466 habitantes. Esses dados fazem parte dos Indicadores Demográficos, divulgados ontem de manhã pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme).

O estudo apontou os dados de cada uma das 14 regiões administrativas do Estado. A população urbana cresceu em todas essas regiões, entre 2000 e 2010. Já a população rural diminuiu em 12 das 14 regiões. Apenas nas regiões de João Pessoa (14 municípios) e Mamanguape (12 municípios) a população rural também cresceu nesse mesmo período. Nas demais, houve uma redução da população rural. A taxa geométrica de crescimento anual da população rural na Paraíba regrediu em 0,70.

De acordo com o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, os dados apresentados ontem servem para definir as ações do governo estadual. “A grande preocupação do governo é ter dados precisos, exatos para, a partir deles, tomar as decisões corretas. As potencialidades da população rural, por exemplo, precisam ser melhor aproveitadas”, destacou Mauro Nunes.

Segundo ele, é preciso apoiar as famílias que estão saindo da área rural e indo para a urbana.

“Para diminuirmos essa evasão da população rural, precisamos dar apoio, com capacitação, crédito, instrumentos técnicos”, disse Mauro Nunes. Ele destaca como uma das consequências que os alimentos produzidos na Paraíba estão longe de suprir a demanda. “A Paraíba depende em 75% da produção agrícola de outros Estados. Esse número já foi maior e chegou a 80%, mas temos todas as condições de produzir aqui mesmo”, completou Mauro Nunes.

De acordo com o relatório do Ideme, o processo de urbanização orientou-se para a capital do Estado e municípios circunvizinhos, principalmente para as áreas urbanas cuja dinâmica de suas economias revelaram-se com capacidade de absorver parte da força de trabalho inserida nos diversos setores socioeconômicos, com destaque nas atividades urbanas da região de João Pessoa.