Excesso de sol pode causar inflamação aguda da pele

Evitar exposição ao sol entre as 10h e 16h além de usar sempre filtro solar são principais orientações para evitar insolação.

Após o dia de diversão sem cuidados, os principais sintomas da insolação começam a aparecer. A perda de líquido é o principal porque o organismo não consegue regular a temperatura do corpo através do suor. De acordo com a especialista, também há perda de sais minerais.

“A insolação nada mais é que uma reação inflamatória aguda da pele, onde ocorre dilatação dos vasos sanguíneos e participação de células inflamatórias”, afirmou Carla Marsicano.

Ainda segundo a dermatologista, a reação da pessoa acometida da doença é de mal-estar, dores de cabeça, náuseas, vômito, tontura e até perda de consciência. “Não dá para dizer quantas horas uma pessoa tem de ficar exposta para ter insolação, varia conforme a pessoa e também depende de outros fatores”, destacou.

O principal responsável pela ocorrência da insolação é o raio UVB, que está presente em maior incidência entre os horários das 10h e 16h. Os especialistas orientam que para evitar a insolação deve-se primariamente não ficar exposto durante este período. “Nunca se esquecer do filtro solar, que deve ser aplicado antes mesmo de sair de casa. Ingestão de líquidos como água mineral, água de coco e sucos naturais são fundamentais para manter o corpo e a pele hidratados”, ressaltou Carla Simone.