Cuidado na hora de manipular a comida é forma de prevenir

Contaminação da comida por bactérias é pricipal causa de intoxicação, profissionais dão dicas de como evitar a contaminação.

Com a proximidade das festas de Ano Novo, especialistas dão dicas para evitar novos casos de intoxicação. A nutricionista explica que a intoxicação alimentar é provocada principalmente quando os alimentos são contaminados por bactérias.

“Os principais responsáveis por provocar intoxicação são os produtos à base de carne e os alimentos que contêm muito molho, principalmente o molho branco e maionese, devido à falta de higiene durante a manipulação e no caso das carnes por causa do tempo que fica exposta”, explicou Neyla.

Segundo ela, o ideal seria servir a carne assim que ela estiver pronta, o que geralmente não acontece neste período, já que a ceia normalmente é realizada à meia-noite. “Ao retirar a carne do forno ou fogo, ela fica exposta à temperatura ambiente, favorecendo os três fatores responsáveis pela contaminação, que são o tempo, a temperatura e a umidade”.

A recomendação é ficar atento desde o momento da compra do produto até o preparo dos pratos, observando a procedência da matéria-prima, estado geral, data de validade e o aspecto físico do alimento. “Além disso, lavar bem as mãos antes de manusear o produto, deixar alimentos crus e saladas de molho em solução clorada por 15 minutos evita a contaminação”, destacou.