Internet é usada para vigiar durante veraneio

Os avanços tecnológicos no setor de segurança estão possibilitando a oferta de novos serviços e atraindo ainda mais usuários. Entre os mais procurados está o monitoramento remoto, que consiste na transmissão 24h das imagens do local monitorado através da internet. O dono da casa ou loja pode visualizar as imagens em tempo real onde estiver, através de notebooks, tablets e até do celular.

Para os moradores que ‘abandonam’ a casa nas férias, o serviço permite conferir se tudo está tranquilo no lar há qualquer momento, mesmo em outro Estado ou país. “A procura por este serviço tem aumentado pela necessidade, muitos não têm uma pessoa de confiança com quem deixar a casa nas férias. É essencial para quem quer ter independência e segurança”, conta Ruan Pinheiro, da empresa ‘Insiel’.

Porém, as vantagens não ficam apenas nas férias, já que o monitoramento remoto pode garantir maior tranquilidade no dia-dia. “O monitoramento por smartphone permite ao cliente visualizar a situação na rua e na porta de casa antes de chegar na residência para estacionar o carro e entrar. É uma solução principalmente para quem costuma chegar tarde em casa”, afirma Lauro da ‘Sete Soluções em Segurança’.

Foi em busca dessa comodidade que a empresária Marília Pinto contratou o serviço de monitoramento remoto há menos de um mês para visualizar as imagens da loja de móveis e decoração que possui no Centro de Campina. “Facilita muito o meu trabalho, principalmente quando eu estou ausente. Me sinto mais segura”, afirma.

Já o empresário Maurício Pires instalou o serviço há cerca de um ano e já pensa em adotar o sistema para a segurança residencial. Ele acompanha a rotina das 15 lojas que possui entre os Estados do Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Mesmo quando estou viajando posso acompanhar a rotina das lojas pelo iphone e posso gravar as imagens onde estiver”, relata.

A ampliação da qualidade da transmissão em banda larga está possibilitando a ampliação do serviço. “A internet tem sido uma parceira, com a conexão cada vez mais rápida a qualidade da transmissão é cada vez melhor. Hoje, é possível ter maior nitidez, o que ajuda na identificação de criminosos. É possível até instalar microfones", diz Ruan.