Diretora reconhece ausência de profissionais

De acordo com direção do HU foram marcadas consultas para profissionais que já estavam de férias.

A diretora Berenice Ramos confirmou a ausência dos profissionais no Hospital Universitário. “Como as consultas são agendadas antecipadamente pela Central de Marcação, a gente avisa com antecedência que os profissionais não estarão aqui neste período, o que houve foi um erro na central que agendou consultas mesmo para os médicos que estão ausentes”, esclareceu.

Quanto ao não cumprimento da carga horária, Berenice informou que a direção está elaborando um projeto para instituir um ponto eletrônico, que deverá solucionar o problema.

Em relação à demora ou falhas no sistema de marcação de consultas e exames da Secretaria Municipal de Saúde, o coordenador do serviço Petrônio Lira, disse que cada caso precisa ser analisado separadamente e que as gestantes têm prioridade. Já no caso do HUAC, ele informou ainda que não existe pontualidade nas consultas porque muitas vezes um mesmo médico especialista precisa acompanhar centenas de pacientes.

Quanto à falta de médicos fora do período de férias, a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Campina Grande, Joelma Fernandes, explicou que vai averiguar a situação de cada UBSF e tomar as medidas cabíveis, retirando o ponto daqueles que faltarem sem justificativa. “Férias são direito do servidor, a unidade que possui mais de uma equipe a gente prepara a escala para evitar falhas no atendimento, já nos locais onde só existe um médico, a orientação é encaminhar o paciente para o Serviço Municipal de Saúde”, concluiu.