Falta sangue no Trauma de Campina Grande

Durante o período de férias, as doações de sangue sofrem uma considerável queda e isso reflete negativamente nos estoques de sangue dos hospitais

Durante o período de férias, as doações de sangue sofrem uma considerável queda e isso reflete negativamente nos estoques de sangue dos hospitais, como está acontecendo no estoque do Banco de Sangue do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, que atende ainda 123 municípios paraibanos.

Até ontem, estavam faltando os tipos AB- e B- no estoque de sangue do hospital. Esses tipos são os mais difíceis de encontrar doador, segundo a coordenadora do banco de sangue, Raquel Montenegro. “É necessário termos no estoque esses tipos de sangue para uma emergência, por isso é importante que as pessoas se sensibilizem para doar. O sangue dos tipos A+ e O+, até ontem estavam com apenas 10 bolsas, o B+ com três, os tipos AB+, A- e o O- apenas com uma. Para o hospital funcionar com mais tranquilidade seria ideal 20 bolsas para cada tipo de sangue por dia”, enfatiza a coordenadora, que ainda acrescentou que o banco de sangue do hospital até o fim da manhã de ontem estava apenas com 25 bolsas de sangue no seu estoque.

Até novembro do ano passado, o Hospital de Trauma de Campina Grande usou 5.530 bolsas de sangue, sendo repostas apenas 2.200, a reposição foi muita baixa, segundo a coordenadora. Esse trabalho de reposição de sangue é feito pelo próprio hospital junto aos parentes do paciente hemotransfudido, justamente para evitar uma maior baixa no estoque de sangue, destacou Raquel Montenegro. No período de 24 a 31 de dezembro de 2011 foram feitas 97 transfusões, “nesse período de festas e de férias a demanda aumenta ainda mais”, comenta a coordenadora do banco de sangue.

O Hemocentro Regional informou que, até ontem tinha no seu estoque um pouco mais de 200 bolsas e que o ideal seria a entrada de 100 bolsas por dia para suprir a demanda. A defasagem no estoque do hemocentro acontece em todos os tipos de sangue e que os tipos AB- e B-, por exemplo estavam com o estoque zerado.

Desde o primeiro dia deste ano até a última sexta-feira, 340 pessoas fizeram doações, sendo seis doações dirigidas, 149 reposições e as demais foram doações voluntárias. No total, 321 bolsas de sangue foram doadas para o hemocentro este ano, até a última sexta, em 2011, no mesmo período, foram apenas 261 bolsas, segundo o órgão.