Caminhonetes ainda são utilizadas

De acordo com presidente da Famup caminhonetes adapatadas ainda são utilizadas para o transporte de alunos.

Buba Germano acrescenta que manter o transporte escolar é uma responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal. Nos locais onde não há frota própria, o transporte de estudantes é feito por carros contratados pelas prefeituras.

O serviço é pago pelo Ministério da Educação, que encaminha as verbas para as Secretarias Estaduais de Educação e estas, por sua vez, repassam às prefeituras. Segundo Alexandre Lemos, as prefeituras da Paraíba receberam em 2011 mais de R$ 11 milhões para o pagamento de transporte de alunos.

O presidente da Famup destacou que existe uma recomendação do Ministério Público da Paraíba para que as prefeituras só contratem vans ou ônibus para levar os estudantes à escola. No entanto, Buba revelou que alguns municípios não cumprem essa orientação. Segundo ele, o motivo é que, em determinadas regiões, o deslocamento de vans e ônibus é difícil devido às condições das estradas.

“Tem local que a estrada é de barro, no meio do mato, e não passa van nem ônibus. Por isso, as prefeituras têm que contratar caminhonetes, que são adaptadas com lonas. Essas caminhonetes adaptadas ainda são usadas em quase todos os municípios da Paraíba”, declarou Buba.