Particulares afirmam cumprir a lei

Para sindicato incluir música no currículo de todas as escolas pode gerar dificuldades organizacionais e financeiras.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Privado na Paraíba (Sinepe), Odésio Medeiros, disse que as escolas particulares já cumprem a maioria dessas determinações e oferecem até os dois tipos de idiomas, mesmo não sendo obrigatório.

No entanto, ele admite que as aulas de música não são oferecidas em todas as unidades. “Alguns colégios ministram essas aulas, mas não são todos. Agora, com a recomendação do Conselho Nacional de Educação, terão que inserir isso em seus currículos”, afirmou.

Apesar de garantir que as escolas cumprirão a norma do CNE, Odésio prevê que os colégios enfrentarão dificuldades financeira e organizacional para incluir as aulas de música no currículo escolar.

“As aulas já começaram, os planejamentos pedagógicos também já foram feitos pelas escolas. O período letivo é composto por 200 dias, que já está preenchido. Essa resolução ainda precisa ser regulamentada pelo Conselho Estadual de Educação, a quem iremos procurar para definir as medidas que serão adotadas daqui por diante”, assegurou.

Através da assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Educação também afirmou que as escolas da rede já cumprem as normas e ministram, inclusive, as aulas de sociologia e filosofia, que passaram a ser obrigatórias em 2010.

“As escolas estão sendo orientadas a ofertar o conteúdo de Música, que pode ser usado em todas as disciplinas. Também estão sendo disponibilizados para o Ensino Médio, os idiomas Inglês e Espanhol”, disse a assessoria.

O setor ainda destacou que a Secretaria de Educação firmou parceria com a Secretaria de Cultura para realizar atividades musicais. “O Projeto Paraíba faz a Educação, por exemplo, tem a participação de estudante da rede pública e busca resgatar a cultura das fanfarras, dos corais e das orquestras sinfônicas nos bairros. Além disso, o Estado vai adotar um projeto da Prefeitura de João Pessoa que estuda a biografia de uma personalidade ligada à música, como o cantor Luiz Gonzaga, que será homenageado este ano”, informou a assessoria de imprensa.