Pane deixa a zona sul sem internet e telefone

Roubo de cabos de fibra ótica tem causado transtornos à população do José Américo, Geisel, Água Fria e Colibri.

O furto de cabos de fibra ótica da empresa Oi em alguns bairros da zona sul tem causado uma série de transtornos para moradores e estabelecimentos comerciais da área. O problema teve início no último sábado, quando moradores dos bairros do José Américo, Geisel, Água Fria e Colibri ficaram sem poder receber ou originar chamadas via telefone fixo ou se conectar à internet, pela Velox.

A interrupção dos serviços de telefonia fixa e internet está provocando prejuízos financeiros diretos aos comerciantes de diversos ramos. Proprietária de uma empresa de venda de gás de cozinha no bairro do José Américo, Sandra Barros Albuquerque disse que as vendas com entrega em domicílio caíram 90% desde que ficou sem telefone no último sábado.

“Muitas pessoas trocam o botijão de gás no final de semana e fazem o pedido em domicílio. Sem contato com a gente, não tinham como saber se estávamos funcionando e ligar para fazer o pedido. Por conta disso tivemos uma queda grande nas vendas”, afirmou Sandra.

Prejuízo maior teve a dona de uma lan house Lana Paula Arruda no mesmo bairro, que, devido à suspensão dos serviços de telefonia fixa em seu estabelecimento, está sem poder realizar as recargas de crédito nos celulares de seus clientes.

“Essa suspensão nos pegou de surpresa logo no primeiro final de semana,quando todo mundo precisa colocar crédito nos celulares. Meu prejuízo deve chegar a R$ 4 mil por semana”, lamentou.

Apesar dos prejuízos de ordem financeira, setores como o da saúde pública também estão sofrendo pela falta de comunicação. Na unidade do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro do José Américo a equipe tem usado os telefones particulares para resolver problemas de trabalho desde que o serviço de telefonia foi interrompido.

Segundo uma funcionária, que não pode se identificar, ações básicas como agendar exames específicos em hospitais e clínicas para os paciente atendidos no PSF ou mesmo desmarcar consultas tem sido um problema.

A paciente Maria Simone Pereira mora nas redondezas e esperava pela segunda vez para ser atendida pela médica.

Acompanhando a mãe idosa, ela questionou a dificuldade para se comunicar com o posto. “Não sabia que dia ela estaria aqui e nem tinha como ligar para me informar. Sorte que dessa vez acertei o dia”, comentou.

O Procon Estadual afirma que, embora muitos reclamem do atendimento prestado pela Oi, até o momento não recebeu nenhuma reclamação formalizada sobre a interrupção do serviço na região.

Por meio de nota, a gerência de comunicação da Oi na Paraíba informou que um furto de cabos telefônicos, “ocorrido em uma de suas estações, afetou os serviços de telefonia fixa e banda larga fixa de parte dos clientes nos bairros de Água Fria, Geisel e José Américo, em João Pessoa”, diz a nota.

Ainda segundo o documento, “técnicos da companhia trabalham para a normalização dos serviços o mais brevemente possível, sendo que aqueles essenciais e de utilidade pública já foram normalizados”.