É possível comer bem mesmo em fast-food

Franquias oferecem cardápios equilibrados para quem precisa almoçar ou jantar fora de casa.

Comer fora de casa tem se tornado um hábito cada vez mais comum na vida dos paraibanos. Não é à toa que as praças de alimentação dos shopping centers estão sempre lotadas. Para atender a essa demanda, os restaurantes oferecem cardápios diferenciados e tentadores. E diante dessa realidade, fica a pergunta: é possível adotar hábitos alimentares saudáveis no shopping center?

A nutricionista Deizyanne Oliveira garante que sim, mas é preciso controlar o impulso diante das massas e das carnes suculentas.

“A primeira recomendação é que as pessoas optem pelo prato executivo, que já vem pronto, para não cair na tentação do self-service e acabar colocando mais comida que o necessário”, explica.

É importante colocar no prato a combinação de proteínas, carboidratos e vegetais. “O ideal é dar preferência ao peixe e frango grelhados e aos molhos menos calóricos”, afirma a nutricionista. A carne vermelha deve ser evitada. Outra recomendação é caprichar na salada. Quando mais colorido o prato, melhor.

O fast-food saudável é o reflexo de um consumidor mais consciente e preocupado em manter a saúde. Até certo tempo, a verdade que prevalecia era a de que os frequentadores das praças de alimentação estavam em busca apenas de encontrar um prato rápido. Isso mudou nos últimos anos. Com isso, as lojas reformulam os cardápios para oferecer melhores opções ao consumidor.

Nos shoppings de João Pessoa já é possível encontrar um prato saudável nas praças de alimentação. No Manaíra Shopping, por exemplo, o restaurante Brasil Wok tem a proposta de oferecer pratos leves, balanceados e saudáveis aos clientes. De acordo com a gerente Lidiane dos Santos, o cardápio vem fazendo sucesso não só entre adultos como também com as crianças.

No restaurante Divino Fogão, opções também não faltam para quem deseja um prato menos calórico. Sempre que for escolher o que comer, não esqueça de fazer uma combinação adequada, com equilíbrio nutricional. “Também é importante deixar o refrigerante de lado. Para acompanhar, dê preferência aos sucos naturais ou chás gelados”, orienta a nutricionista.

Se a pedida for por sanduíches, as recomendações devem prevalecer. Ou seja, o sanduíche deve ser o mais equilibrado possível.