Espécies nascem em cativeiro no ‘Arruda Câmara’

Um macaco-prego galego, três macacos-pregos, duas jaguatiricas, 27 jacarés tinga e 31 jiboias nasceram no parque, no ano passado.

Na Paraíba existem espécies que já são reproduzidas em cativeiro. Tradicional ponto de encontro da cidade, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, no bairro do Róger, em João Pessoa, também é espaço para reprodução de animais e esperança para salvá-los do risco de extinção. Para se ter uma ideia, apenas no ano passado, um macaco-prego galego, três macacos-pregos, duas jaguatiricas, 27 jacarés tinga e 31 jiboias nasceram no parque.

Com uma área de 26,9 hectares, o Parque Zoobotânico conta com mais de 600 animais de 95 espécies diferentes. Destes, cerca de 20 espécies vivem com companheiros.

Além disso, as várias espécies de aves que moram em recintos também podem acasalar e se reproduzir. Uma das restrições existentes, no entanto, está relacionada ao leão que, embora possua companheiras, é impossibilitado de gerar filhotes. É que o animal foi submetido a uma cirurgia de vasectomia.

Conforme contou à reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, o diretor do Parque Zoobotânico, Edilson Parra, a reprodução acontece naturalmente. “Dependendo da espécie, deve-se ter um acompanhamento mais rigoroso quanto ao nascimento do filhote. Entre os felinos, por exemplo, geralmente o macho tem algumas vezes o hábito de matar o filhote ao observar seu nascimento”, explicou o diretor Edilson Parra.

Entre os animais em risco de extinção, o destaque é o macaco-prego galego da espécie Cebus Flavius, que há muito acreditava-se estar extinta. Em todo o mundo existem apenas oito grupos da espécie e cerca de 150 animais espalhados na natureza, zoológicos e centros de triagem. O Parque Zoobotâncio Arruda Câmara atualmente conta com quatro da espécie. Do total, dois são machos, sendo um adulto dominante e outro jovem; uma fêmea e um filhote que ainda não teve o sexo definido.

A Bica, como é conhecido o parque, já foi palco de dois nascimentos dos macacos-pregos galegos. Mas os demais representantes da espécie vieram do Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas/Ibama).