Umbu gera renda para agricultores na BR-230

Ao longo da BR-230 são várias as bancas montadas pelas pessoas que vivem próximas à rodovia e garantem o sustento com a venda da fruta.

Enquanto as chuvas continuam escassas no Agreste e no Cariri paraibano, muitos agricultores estão aproveitando a safra do umbu para garantir a sobrevivência da família. Ao longo da BR-230 são várias as bancas montadas pelas pessoas que vivem próximas à rodovia e garantem o sustento com a venda da fruta.

O agricultor Santino Batista, 32 anos, de Boa Vista, conta que até preparou a terra para o plantio, mas não deve colher. “A gente cria gado, mas não pasto. Plantou, mas não choveu o suficiente e até as águas dos açudes já estão se acabando. A sorte está sendo os umbus”, contou. Do início do ano até a última quinta-feira, choveu em Boa Vista, de acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 85,4 milímetros.

O agricultor José Bonifácio Mendes, de Soledade, reclama que as poucas chuvas estão atrapalhando, inclusive, a safra do umbu.

“Para os umbuzeiros terem um carga boa, é preciso chuva. E ela quase não veio este ano”, contou. O acumulado de chuvas em Soledade este ano é de 82,3 milímetros.

Com as vendas do umbu, que custam, em média, R$ 2,00 por porção, os agricultores dizem que conseguem algo em torno de R$ 100,00 por semana.