Profissionais devem ficar atentos ao uso da voz

Para professores, palestrantes e outros profissionais que fazem uso constante da voz, o cuidado deve ser ainda maior.

Para professores, palestrantes e outros profissionais que fazem uso constante da voz, o cuidado deve ser ainda maior. O indicado é que essas pessoas hidratem constantemente a garganta, no intervalo de no mínimo 30 minutos, por isso é essencial um copo com água no exercício das atividades. É recomendado também a consulta de seis em seis meses com um otorrinolaringologista.

Pessoas que sofrem problemas que atingem o bem-estar vocal, podem encontrar centros de tratamentos gratuitos em João Pessoa. A Clínica Escola de Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), o Hospital Napoleão Laureano e o Hospital Edson Ramalho são alguns desses locais.

O Dia Mundial da Voz acontece há nove anos no Brasil, e é organizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-ccf) e Academia Brasileira de Laringologia (ABLV). Em João Pessoa, a campanha é resultado de uma parceria entre Hospital Edson Ramalho, Curso de Fonoaudiologia do Unipê e Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia. A ação será coordenada pelos médicos Josemar dos Santos Soares, Islan da Penha Nascimento e Erich Christiano Madruga de Melo.