Defesa Civil mapeará Timbó para simulação de deslizamento

Coordenação da Defesa Civil de João Pessoa visitará a comunidade no bairro dos Bancários na manhã desta quinta-feira (19).

A Coordenadoria de Defesa Civil de João Pessoa (Comdec) fará um trabalho de mapeamento nas comunidades do Timbó, no bairro dos Bancários, a partir das 8h30 desta quinta-feira (19). De acordo com a Comdec, uma equipe do órgão está no local para desempenhar ações previstas no Plano de Contingência da Prefeitura de João Pessoa, que integra mais secretarias, como a de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS).

Ainda conforme a Condec, o objetivo da ação é avaliar e escolher pontos estratégicos que farão parte de uma ação que simulará um deslizamento de barreira por excesso de chuva. A simulação será realizada no dia 5 de maio, mobilizando todos em uma situação de risco real. Ao todo 200 pessoas estão envolvidas no projeto. O coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela, explicou que é a primeira vez que o órgão realizará a ação.

"Queremos simular em uma situação real como devemos nos organizar e reagir. Como, por exemplo, a Semob pode criar rotas de acesso às ambulâncias e aos carros de apoio, bem como melhorar a fluidez no trânsito na iminência de um desastre. Já a Sedes poderá ajudar com alimentos e água para os moradores e a Saúde com vacinas e atendimento médico in loco. Nosso objetivo maior é traçar estratégias e estar preparado para qualquer ocasião”, explicou.