Convênio deve reativar Pedro I

Reativação do setor de obstetrícia da unidade irá  ampliar a oferta de leitos para grávidas na rede pública de Campina Grande. 

A secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, anunciou que o município está firmando um convênio para reativar o setor de obstetrícia do Hospital Pedro I. O objetivo é ampliar a oferta de leitos para grávidas na rede pública da cidade, garantindo uma estrutura de retaguarda para a maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Pelo projeto, serão abertos 40 leitos de obstetrícia no Pedro I, com capacidade para realizar até 200 partos por mês. A equipe de obstetrícia será mantida diretamente pela Secretaria de Saúde, enquanto o hospital vai fornecer a estrutura física. “Estamos tentando resgatar o Pedro I, que não tem condição de montar a equipe. A gente primeiro vai fazer a obstetrícia, que vai ter uma boa parcela de recursos, para em seguida poder remontar a equipe de ortopedia e cirurgia”, avaliou Tatiana Medeiros.

Os detalhes do acordo foram definidos em reunião entre a gestão municipal de saúde e a direção do Pedro I. De acordo com Tatiana Medeiros, a previsão é que o convênio será assinado durante uma solenidade no próximo dia 8 de maio. Nesta semana foi iniciado o planejamento para o processo de reestruturação do Pedro I, com a elaboração de um plano de operações formado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.