Tratamento à risca

Número de hipertensos pode ser maior devido a subnotificação de casos e tratamento não deve ser interrompido, alerta médica.

A médica Josenilda Silva alertou sobre o grave problema da subnotificação. “Sessenta por cento das pessoas hipertensas maiores de 40 anos não sabem que possuem esse problema. Essa epidemia, que tem sido cada vez mais crescente, caminha lado a lado com a obesidade”, informou.

Ela disse que o tratamento contra hipertensão jamais deve ser interrompido. É possível que haja a suspensão dos medicamentos e que a normalidade da pressão arterial seja obtida apenas com a prática regular de exercícios físicos, associada a uma boa alimentação. “Mas o que não pode é o paciente achar que só porque voltou a ser 12 por 8, está livre de ter as conse-quências trazidas pela doença”, ressaltou.

Pesquisadores do Incor afirmam que a pressão alta, mal que acomete um terço da população brasileira, é a origem de 40% dos infartos, 80% dos Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.