Fisioterapia contra problemas lombares

Assistente social substituiu cirurgia por sessões em clínica da UEPB.

Quando Mariluce de Brito, assistente social, 55 anos, foi consultar um médico se queixando de dores na coluna, ela tomou um susto com o diagnóstico. “O médico disse que eu tinha que fazer uma cirurgia de urgência. Eu tomei um susto, não tive coragem e procurei outra opinião. Foi quando eu conheci o trabalho da clínica de Fisioterapia da UEPB e melhorei consideravelmente apenas com as sessões de exercícios”, contou.

Exemplos como o de dona Mariluce são listados pela fisioterapeuta e professora Alba Lúcia, coordenadora do projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba que trata de pessoas com problemas lombares. “Nós estabelecemos uma planilha onde vamos acompanhando o desenvolvimento dos pacientes com os exercícios. Recebemos pessoas em situação preocupante, mas com dedicação e perseverança, elas melhoram muito”, afirmou.

Foi o que aconteceu com Judite Rocha, 56 anos, e Sônia Souto, 48. Antes de fazerem parte do projeto, o uso de medicamentos era diário. Como possuem hérnia de disco, elas já ficaram mais de um mês sem poder caminhar devido às dores. “Eu passei 75 dias praticamente em cima de uma cama. O que era relaxante muscular, remédio para a dor e para dormir eu tomava sempre. Depois das sessões, eu me sinto nova”, disse Judite. Já Sônia apontou que a maior contribuição das aulas é o fortalecimento da musculatura promovida pelos exercícios realizados.