Poder das mãos, frutas e folhas

Uma ala da medicina apresenta possibilidades para combater doenças, com medicamentos fitoterápicos.

Tratar problemas de gastrite, úlceras, dor de cabeça ou na região da coluna e outras sem utilizar medicamentos não era muito comum há alguns anos. Agora, uma ala da medicina já apresenta possibilidades que além de combater diversas doenças, não agridem o organismo como as drogas usuais, além de proporcionar uma sensação de bem-estar. Assim são os tratamentos com medicamentos fitoterápicos e da medicina alternativa que aposta em massagens milenares para tratar as enfermidades.

A especialista em medicina alternativa e estética Sandra Lyra Melo, 38 anos, trouxe do México há mais de um ano os conhecimentos de massagem podal, facial, reiki, florais de Bach, Sueca, entre outras, e aponta que estas técnicas foram desenvolvidas para agir contra dores lombares de vários tipos, além da tendinite e até o combate ao diabetes.

“Nós concentramos nas mãos uma energia universal e a canalizamos para restabelecer o equilíbrio físico e mental dos pacientes. São conceitos milenares que apresentam resultados muito bons, que ainda não são muito aceitos pela medicina convencional”, contou Sandra, respaldada por um de seus pacientes. “Eu tenho um problema de coluna que duas vértebras são menores que o normal. Após as sessões eu me sinto outro, acho que fico até mais alto”, contou Emerson Davi, frequentador assídio das sessões da especialista.

O receio destacado por Sandra foi confirmado pela farmacêutica Fernanda de Alencar. Contudo, a profissional apontou que os medicamentos fitoterápicos sofrem com a mesma desconfiança dos médicos que, apesar do Ministério da Saúde ofertar alguns medicamentos naturais, a prioridade nas receitas são os remédios convencionais. “É preciso uma conscientização grande dos médicos para os fitoterápicos se tornarem mais conhecidos. Apesar de 12 remédios naturais serem indicados pelo SUS, os convencionais ainda são a primeira opção”, constatou.