Estudantes fiscalizam peso de mochilas

Projeto constatou que quase 50% das alunos das escolas públicas carregam excesso de bagagem nas costas.

Um projeto realizado por estudantes e professores do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) constatou que quase 50% das alunos das escolas públicas carregam excesso de bagagem nas costas. A primeira ação da ‘ Blitz Carga Máxima’ aconteceu no último dia 4 , na Escola Municipal Augusto dos Anjos, no Cristo Redentor, em João Pessoa. O projeto prevê ainda mais blitzes para junho em outras escolas da capital. Além de calcular o peso carregado nas mochilas, os alunos responsáveis pelo projeto orientam as crianças e os pais sobre o uso correto da mochila.

De acordo com a coordenadora do projeto, Aliceana Menezes, foram avaliadas 60 crianças, com idades entre 7 a 11 anos, e constatou-se que 48% delas estavam com o peso da mochila acima do limite permitido para que a criança não desenvolva problemas posturais. “O caso com maior excesso de peso que constatamos foi uma criança de 7 anos, que tem 25kg de peso corporal e levava nas costas 4,6kg. Ela carregava 2,1kg a mais do que o limite máximo permitido. Se continuar assim, poderá ter desvios posturais”, relatou.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Mariana de Brito Barbosa, informou que a atividade teve como objetivo realizar uma avaliação do peso das mochilas dos alunos do 2º e 4º ano do ensino fundamental, para verificar se há excesso de ‘bagagem escolar’.