PRF revela 62 pontos de vulnerabilidade

Rodovias federais que cortam a Paraíba têm 62 trechos de vulnerabilidade à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O mapeamento dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes, entre 2011 e 2012, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apontou que as rodovias federais que cortam a Paraíba têm 62 trechos de vulnerabilidade. O dado mostra um crescimento de 113,79% das áreas vulneráveis em relação à pesquisa anterior, feita entre 2009 e 2010.

Para o chefe substituto do Núcleo de Comunicação da PRF, Orlando Lima de Araújo, o crescimento é decorrente do maior rigor do órgão na identificação de pontos de vulnerabilidade.

“Bares instalados na margem das estradas e próximos a postos de combustíveis são trechos de maior vulnerabilidade do que locais onde há apenas postos”, explicou.

A secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Aparecida Ramos, informou que a secretaria está implementando as ações apresentadas no plano de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, que deve propor ações principalmente no setor turístico e na segurança pública. “A exploração sexual tem relação direta com a pobreza e, muitas vezes, começa em casa. Estamos fortalecendo as ações nos centros sociais e também de acompanhamento familiar”, disse.