Projeto social integra alunos e comunidade

Além do dia temático, projeto ‘Amigos da Escola’ trouxe diversos serviços e ações educativas, para professores, alunos e população.

Mais de 700 pessoas passaram pelas instalações da Escola de Ensino Fundamental Professora Celestin Malzac, no bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa, durante as ações do projeto “Amigos da Escola”, na manhã de ontem. O dia foi regido pelo eixo temático de 2012, “O valor da leitura” e, das 8h ao meio-dia, professores, alunos e comunidade tiveram acesso a serviços de saúde, jurídicos e de beleza, oficinas esportivas, festivais de dança, além de ações ambientais e educativas.

A diretora da escola, Maria José Cavalcanti, explicou que o dia temático mostrou-se excelente dentro do calendário de atividades dos professores. “A ação é maravilhosa e nos inspira muito. Nós já trabalhamos com o incentivo a leitura há quatro anos. É bom ver os alunos envolvidos com as lições e com os projetos”, comentou. Segundo ela, o projeto contou com 150 voluntários que, desde a última quarta-feira, trabalharam para garantir um dia bastante produtivo.

Para a professora de Português, Olindina Fonseca, os serviços oferecidos ajudaram, dentre outras coisas, a trazer a comunidade para dentro da escola. “É uma chance de aproximá-los da literatura, dentro de um contexto onde as pessoas só pensam em internet”, disse.

Para ajudar, a aluna do 9º ano Thayanny Estheffany fez apresentações durante toda a manhã da obra da escritora Clarice Lispector. “Pesquisei bastante, porque não conhecia Clarice. Eu adorei as frases que ela escreveu, são fortes, vou levar para a vida toda”, afirmou.

O “Amigos da Escola” é um projeto da Rede Globo e na Paraíba conta com o apoio das afiliadas TVs Cabo Branco e Paraíba.

O projeto é realizado em parceria com o Instituto Faça Parte, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), dentre outros. Na Paraíba, cerca de 600 escolas da rede municipal e estadual já foram beneficiadas pelo projeto.
Os próximos dias temáticos serão 15 de junho, 31 de agosto e 9 de novembro.