Campanha alerta sobre queimaduras

Hospitais irão lançar campanhas educativas, para prevenção de acidentes que provoquem queimaduras.

Os Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande vão lançar, segunda-feira, campanhas destinadas à prevenção às queimaduras, acidentes que se tornam mais comuns nesta época de festejos juninos. Em Campina, a campanha terá o slogan “São João na Boa” e será lançada na Escola Estadual Itan Pereira, enquanto que em João Pessoa o lançamento ocorrerá às 10h, no auditório do hospital, com o slogan “Marcas que Ficam para Sempre”.

No Trauma-JP, a equipe da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ), coordenada pelo médico Saulo Montenegro, dará uma entrevista coletiva à imprensa. No decorrer da campanha, haverá distribuição de panfletos e folders com orientações sobre prevenção, palestras em escolas e exposição de casos críticos de queimados atendidos na instituição. “Ao longo desses 10 anos de campanha já conseguimos reduzir os números de entrada de queimados no Hospital durante o período junino, contudo ainda é algo que precisa ganhar mais força”, explica o médico Saulo Montenegro.

Segundo a coordenadora da unidade de queimados, Andréa Borges, a principal recomendação se dirige às crianças, principalmente no manuseio de fogos de artifício, ou até mesmo dentro de casa, na área da cozinha, onde se concentram itens de risco, a exemplo do fogão e líquidos quentes.

“A prevenção evita acidentes mais graves. Por isso, esperamos que a campanha seja uma fonte esclarecedora dos riscos de acidentes domésticos”, argumenta. A mobilização em Campina, que irá até o dia 30 deste mês, consiste na distribuição de material educativo e realização de palestras em escolas.