Centro Histórico revitalizado

Comercial do projeto ‘Tudo de Cor para Você’ foi gravado nesta sexta-feira (01) com participação do Prefeito e da cantora Daniela Mercury.

A cantora Daniela Mercury e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, pintaram a parede da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro da capital, para o comercial da 12ª edição do projeto socioambiental ‘Tudo de Cor para Você’, da marca de tintas Coral. Durante a tarde de ontem, o trânsito foi alterado na praça Antenor Navarro e proximidades para as filmagens e para o mutirão que mobilizou mais de 250 pessoas para a pintura de fachadas do projeto. Ao todo, cinco mil litros de tintas, em mais de 70 tons – verdes, vermelhos, terrosos e azuis – irão renovar mais de 40 imóveis na cidade.

A diretora de planejamento e licenciamento da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Rosângela Toscano, afirmou que o esquecimento do Centro Histórico é um problema de várias cidades.

“O intuito é retornar os valores do centro, temos planos de financiamento para restauração de imóveis privados e outros incentivos. De qualquer modo, a manutenção e recuperação das fachadas já é um passo importante”, afirmou.

De acordo com Luciano Agra, todas as ações da prefeitura relativas à restauração de prédios históricos estão convergindo para o Centro. “A restauração do antigo prédio da prefeitura, o Pacto do Centro Histórico, que visa contribuir com quem deseja cuidar desses imóveis, tudo isso representa um grande impulso para a cidade”, comentou. Para Agra, o projeto traz benefícios, inclusive, por tornar a cidade mais atrativa para o turismo.

“O que nós queremos é que o turista fique mais dias em João Pessoa e a pintura de fachadas agrega valores neste sentido.

Outro ponto é que recebemos o reforço da formação de mão de obra”, disse.

Segundo a assessoria de comunicação da Coral, 330 profissionais foram formados nesta edição do projeto e 30 pintores da comunidade foram capacitados durante a preparação.

A consultora técnica Mineia Almeida, durante o mutirão, explicou que todas as pessoas foram monitoradas durante a pintura. “Queremos um trabalho bem feito, que fique bonito, por isso existem os pintores profissionais e nós técnicos acompanhamos os participantes do mutirão”, contou.

SHOW
A presença de Daniela Mercury não passou despercebida. A cantora é a madrinha desta edição do projeto da Coral e, depois dos eventos da tarde, fez uma apresentação no Busto de Tamandaré em homenagem ao início das revitalizações do projeto em João Pessoa.

O presidente do fã-clube “O canto da rainha”, de Recife, Rick Assis, viajou com um grupo de mais de 20 pessoas para acompanhar a pintura e o show da baiana. “Nosso fã-clube existe há 20 anos, já viajamos várias cidades e não poderíamos deixar de prestigiá-la dessa vez”, comentou. O percussionista paraibano Escurinho abriu o show ontem à noite na orla de João Pessoa.