BB vai atender em horário diferenciado por causa do Enem

Agências vão funcionar a partir das 8h30 até as 10h exclusivamente para o recebimento da taxa no valor de R$ 35,00.

Todas as agências do Banco do Brasil de João Pessoa e Campina Grande vão abrir mais cedo de segunda-feira a quarta-feira da próxima semana para atender os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. De acordo com a assessoria de imprensa do banco, para efetuar o pagamento as agências vão funcionar a partir das 8h30 até as 10h exclusivamente para o recebimento da taxa no valor de R$ 35,00.

As inscrições para o Enem foram encerradas às 23h59 de ontem.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, mostram que 127.693 estão inscritos no Enem na Paraíba, mas os dados do Banco do Brasil revelam que apenas cerca de 40 mil já haviam pago a taxa que confirma a participação na avaliação.

De acordo com o Inep, a Paraíba tem o quinto maior número de inscritos no Enem nos Estados da região Nordeste.

O Estado está à frente de Sergipe (70.437 inscritos), com menor quantitativo, seguido de Alagoas (80.328 ), Piauí (110.452) e Rio Grande do Norte (116.054). A Bahia é quem tem maior número de inscritos na região (353.990).

Decisão do banco
A abertura antecipada das agências do Banco do Brasil é para evitar transtornos e oferecer maior comodidade ao público estudantil.

Na quarta-feira, último dia para pagamento da taxa, a abertura antecipada das agências bancárias do Banco do Brasil também se destina ao pagamento de inativos e pensionistas do Estado da Paraíba, motivo importante pelo qual os candidatos devem antecipar os pagamentos das inscrições do Enem.

O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro em todos os estados brasileiros.

A avaliação terá quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha e uma redação. O resultado individual dos candidatos só será divulgado no dia 28 de dezembro.

A participação no Enem 2012 é pré-requisito para os estudantes que querem participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

As notas também podem ser utilizadas para disputar vagas em cursos superiores de universidade públicas federais em 2013.